segunda-feira, 7 de maio de 2012

Histórico do Colégio

     Na década de 70 a comunidade pintadense sentiu a necessidade de garantir aos seus filhos o direito à educação de 5ª a 8º série. Na década de 80, levada pela mesma necessidade e a dificuldade de enviar seus filhos para estudarem em outras cidades , essa mesma comunidade uniu-se na luta pela conquista do 2º Grau, com destaque para a organização do Grupo de Jovens da Igreja Católica, com apoio do Padre Bertulino.
        Em 1982, quando Pintadas ainda era um Distrito do município de Ipirá administrado pelo então prefeito Dr. Jurandy Cunha Oliveira, professores e pessoas da comunidade, especialmente os jovens, se mobilizaram para reivindicar a implantação do 2º grau, que contribuiria grandemente para o crescimento da educação local. As primeiras reuniões para esse fim foram coordenadas pelas professoras Zilda Dias da Silva (falecida em 1992), Joanice Guimarães da Silva e Juracy Rodrigues da Silva. E no dia 24/01/1982, às 15 horas, na então Escola Santo Antonio, foi realizada uma reunião solene em que, entre outras discussões,foi sugerido o 1º nome para a sonhada escola: Colégio Pofº Eraldo Tinoco de Melo. 
     O processo de criação foi avaliado e aprovado pela SEC que oportunamente mudou o nome do Colégio para Escola Normal de Pintadas, visto que atenderia turmas para o exercício do Magistério, o que veio a acontecer nesse mesmo ano-1982. Em 08/04/1988 a escola recebeu a autorização para o seu funcionamento legal. De 1982 a 1987, a escola foi direcionada pela professora Zilda Dias da Silva.De 1984 a 1987, a professora Miraná Almeida Mota assumiu o cargo de Diretora geral. De 1987 a 1992, a escola teve como Diretor o professor Janoário F. de Oliveira e Diretora Geral a professora Ana Mendes de Lima. De 1992 até 2007, a escola foi dirigida pela professora Miraná Almeida Mota. De março de 2007 até a presente data pela equipe eleita formada pelas professoras: Maria Nilza Nunes de Almeida, Zildene Dias da Silva Almeida e Jacinete Epifânio de Almeida. A Escola Normal de Pintadas funcionou em salas cedidas pela Escola Santo Antonio de 1982 a 1993, quando passou a ter sede própria, construída durante as gestões municipais de Eufrásio Gonçalves de Almeida, Daniel Coelho e Gervásio Nunes de Almeida. A partir de 1998, além do Magistério e do Ensino Fundamental da 5º a 8ª série, a escola passou a oferecer o Ensino Médio-Formação Geral. Em 2007, a escola ofereceu as seguintes modalidades: Ensino Fundamental- apenas 8ª série; Ensino Médio: Formação Geral e Aceleração III. 
     O Colégio Estadual Normal de Pintadas reconhece que é fundamental, entre outros princípios, a importância da atividade significativa e ativa dos alunos para a realização de suas aprendizagens, por isso passou a desenvolver projetos específicos envolvendo toda a escola e a comunidade.

Um comentário:

  1. Foi a melhor escola que eu já estudei, Incluindo duas escolas privada, Professora nilza e todos os outros professores e diretores estão de parabens !

    ResponderExcluir