Resultado da parceria entre o Ministério da Educação e a Fundação Itaú Social, sob a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi instituída em 2008, fundamentada na metodologia, nas estratégias de atuação e na experiência das três edições do Programa Escrevendo o Futuro.
Valorizando a interação das crianças e jovens com seu meio, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro adota o tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, o aluno resgata histórias, estreita vínculos com a comunidade e aprofunda o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania.
A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro vai além de um concurso: oferece propostas de formação dos educadores, seja por meio da distribuição de materiais com orientações pedagógicas, seja pela participação do educador em encontros para reflexão sobre as práticas educativas, com objetivo de aprimorar o processo de escrita dos alunos. Desse modo, pretende contribuir para uma prática pedagógica de melhor qualidade.
A Olimpíada trabalha com um gênero específico e apropriado para cada
série: Poema com 5º e 6º anos (ou 4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental;
Memórias com 7º e 8º anos (ou 6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental;
Crônica com 9º- ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino
Médio; Artigo de opinião com 2º e 3º anos do Ensino Médio. Em 2010, o
projeto superou a marca de 7 milhões de alunos da educação básica e de
239 mil professores participantes em mais de 60 mil escolas públicas.
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