quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PROJETO CUIDANDO DA ESCOLA







CUIDADOS COM A ESCOLA


As ações de revitalização da horta e jardins do Colégio Estadual Normal de Pintadas faz parte do projeto “Cuidando da Escola”. A horta vem funcionando como um laboratório experimental para o plantio de hortaliças, como alface, cenoura, quiabo, coentro, beterraba, rúcula, tomate, cebolinha, bem como o estudo do valor nutricional desses vegetais, da importância que a terra representa para a vida das pessoas e como o uso de espaço apropriado para o cultivo contribui para o resultado do trabalho.
As atividades estão sendo desenvolvidas principalmente pela disciplina de Química, com cooperação especial dos estudantes. O professor pode utilizar dez ou vinte minutos da aula, uma ou duas vezes por semana, onde cada turma inicia o preparo dos canteiros e plantio.
Na prática, o espaço da horta foi dividido em canteiros, onde cada turma assumiu um e cuida. O coentro e cebolinha produzidos já foram utilizados na merenda escolar (sopa, farofa, ensopado) e as hortaliças também podem ser utilizadas pelos estudantes, professores e demais servidores da Unidade Escolar. Não estão sendo usados venenos ou agroquímicos para combater pragas ou ervas daninha.
. O controle está sendo biológico e manual.
O canteiro de flores ao lado da biblioteca da escola, também foi uma atividade desenvolvida pelos estudantes e que contribui para embelezar mais o ambiente interno da escola.
Espero com essa iniciativa, possa incentivar a criação de projetos de hortas nas escolas municipais e estaduais, como uma forma de ensino cooperativo, interativo e com produção local diversificada, ambientalmente correta, mais sustentável e como forma de valorizar a agricultura familiar, onde os estudantes possam por em prática conhecimentos da química, biologia, geografia e outras disciplinas envolvidas.
Espero poder contar com uma maior participação dos pais, professores e toda a comunidade, para que o projeto possa se estender, inclusive no período de recesso escolar.
A escola poderá abrir as portas para o desenvolvimento de atividades não só de horta, como de música, dança, pintura, culinária.


Profº Jailton Fernandes (Profº de Química do CENP)









Nenhum comentário:

Postar um comentário