sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

        É com imenso prazer que nós do Colégio Normal de Pintadas parabenizamos aos alunos contemplados pelo Sistema de Seleção Simplificada (SISU) e Programa Universidade para Todos (PROUNI).



SISU



NOME
CURSO
INSTITUIÇÃO
Bianca Rios
Engenharia da Computação
UNIVASF
Ícaro Santana
Matemática
IFMT
Fabiane Carneiro
Pedagogia
UNEB
Ruberlânia Almeida
Ludmila Coelho
Ciências Contábeis
Ciências Contábeis
UNEB
UFAL



PROUNI

NOME
CURSO
INSTITUIÇÃO
Ludmila Coelho
Ciências Contábeis
*  FAAHF
*  FACEMP
Fabiane Carneiro
Gastronomia
Estácio-FIB
Ruberlânia Almeida
Direito
Estácio- FIB
Bianca Rios
Arquitetura
Unijorge


OBS: Caso você aluno ou ex-aluno do Colégio Normal de Pintadas tenha sido selecionado em uma Instituição de ensino superior e queira divulgar essa conquista em nosso blog, envie as informações para
o e-mail: cenpintadas@yahoo.com.br.




Campeonato de Futsal 2012

          O Colégio Normal de Pintadas participou do IV Campeonato de Futsal na Quadra Poliesportiva de Pintadas. Esse evento é realizado todos os anos pela Secretaria de Cultura Esporte e Lazer e durante o ano de 2012 contou com a participação de dez equipes, entre elas a nossa equipe que foi organizada pelos alunos e com auxílio do professor de Educação Física Obimário Miranda.
     O campeonato durou entre os dias 07 de novembro à 21 de Dezembro de 2012 e o Normal depois de competir com vários adversários venceu a equipe de Mercadinho Central com placar de 5 a 4 obtendo a classificação em 3º lugar na competição.

Classificação geral:
* 1º lugar- DI Esportes
* 2º lugar- Grêmio de José Amâncio
* 3º lugar- Colégio Normal.



Equipe do CENP ( Colégio Estadual Normal de Pintadas)

Pose antes do último jogo na disputa pelo 3º lugar







Secretário de esporte, Everaldo Rios (Pelé), entrega prêmio de 3º colocado para o ex- aluno Flodoaldo Araújo,  treinador  do time do Colégio Normal.



        
Entrevista com o aluno e goleiro Igor Oliveira sobre o Campeonato de Futsal.



Entrevistador: Qual foi a sensação de participar do Campeonato de Futsal?
Igor Oliveira: A sensação foi muito boa, Pintadas é uma cidade maravilhosa em todos os quesitos, mas quando se trata de esporte, é excelente. O campeonato foi muito gratificante, pois todos os componentes do time em que eu participava, além das pessoas dos outros times eram meus amigos.

Entrevistador: Como você avalia o trabalho em grupo do seu time?
Igor Oliveira: Bastante significativo, devido ao empenho do time para vencer o campeonato. Todos deram o melhor, unido em busca de um título que o Colégio Normal nunca obteve. Houve muita interação entre nós e isso foi muito importante dentro e fora da quadra.

Entrevistador: Como foi a participação do público?               
Igor Oliveira: Nossa!  Emocionante. O público sempre apoiou o campeonato do início ao fim, na maior torcida e fazendo com que os jogadores tivessem mais vontade de jogar.

Entrevistador: Qual a participação do Colégio Normal de Pintadas nesse campeonato?
Igor Oliveira: O Colégio Normal teve uma grande participação, porque fez todo esforço para reunir os jogadores do colégio, incentivando-os a participarem do campeonato.

PSE: Programa Saúde na Escola

       O Programa Saúde na Escola (PSE) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde contribuiu para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e atenção à saúde, visando o enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de adolescentes e jovens. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas brasileiras. Sua sustentabilidade e qualidade dependem de todos nós. O colégio Normal de Pintadas atendeu a todos os alunos nos seus respectivos turnos, através das seguintes ações:

1. Atividades abordando temáticas dos riscos e danos do uso de álcool e tabaco e outras drogas no cotidiano da escola.

2. Atividades abordando as temáticas da diversidade sexual, Bullying e Dengue.

3. Atividades de sensibilização, responsabilização e intervenção do cuidado consigo mesmo e com o ambiente escolar.

4. Avaliação antropométrica.

5. Verificação da carteira de vacinação.

6. Avaliação do estado nutricional e de hábitos alimentares.

7.  Avaliação do estado de saúde bucal.

8. Práticas corporais orientadas, relacionadas à realidade da comunidade.

9. Atividades abordando as temáticas de saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais.

10. Formação de jovens multiplicadores para atuarem entre pares nas temáticas envolvendo saúde sexual, saúde reprodutiva e prevenção das DST/AIDS e Hepatites Virais.




















Artigo: Bonde chamado drogas


    O crescimento abusivo no consumo de substâncias psicoativas entre jovens vem causando diversos problemas em Pintadas, “lugar onde vivo”.
    Uma cidade do interior da Bahia, que conta com 10.342 habitantes dos quais 2.851 são jovens entre 15 e 29 anos – segundo o IBGE Cidades, necessita de soluções rápidas antes que as mesmas cheguem com o prazo vencido.
    Acredito que a falta de informação, as relações interpessoais e a desigualdade social podem ser os principais motivos para essa problemática.
    As drogas tidas como lícitas, álcool, e as ilícitas – a maconha, cocaína e o crack são as principais substâncias consumidas pela mocidade neste município.
    Para Margarida Lúcio Teixeira – Assistente Social do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), os principais fatores do crescente consumo de drogas são, principalmente, a desestrutura familiar e a falta de diálogo. Segundo ela, a consequência desse uso acarreta em baixa perspectiva do jovem, preconceito por parte da sociedade e o seu próprio afastamento social.
    O artigo 81 inciso II incluso no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA diz que: “é proibida a venda à criança ou adolescente de bebidas alcoólicas”. O descobrimento dessa proibição implica no cometimento da contravenção penal no artigo 63 inciso I da lei das contravenções penais (Dec. Lei n° 3688/41) ao qual explicita que: “Servir bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, poderá pegar à prisão simples de dois meses a um ano”. Informações essas que parecem ser ignoradas por donos de bares e estabelecimentos que vendem o produto ou mesmo aqueles adultos que compram e oferecem ao menor.
   Sabemos também, que apesar de haver discussões sobre a liberação da maconha, esta e as demais drogas (em exceção do cigarro) não são permitidas à venda. Mas penso que, criou-se culturalmente entre alguns jovens pintadenses que o descobrimento do proibido é proveitoso. Dessa forma, acreditam, que é mais interessante beber e/ou fumar para satisfazer seus desejos do que estudar e informatizar-se sobre o assunto.
   Ainda há aqueles que pensam e julgam o jovem, argumentando que este consome drogas e/ou álcool por “falta de vergonha” e coragem para o trabalho. Todavia, como disse anteriormente, o crescimento do uso não está na falta de caráter. O consumo se dar por influências de amigos ou dos próprios adultos, pela curiosidade de experimentar o novo e nas propagandas publicitárias de bebidas alcoólicas. As drogas lícitas (a cerveja) nos dar a falsa ideia, e nisso a mídia contribui, de que consumi-la no fim de semana, em festas ou qualquer outra ocasião é uma maneira de diversão e prazer. Não sou contra aos que tem idade permitida e consome de forma moderada o álcool, até porque, ele consumido em pequenas doses, é benéfico. Ajuda, inclusive, no aumento de 10% a 20 % do HDL (“colesterol protetor”) - Segundo o médico Drauzio Varella. É indiscutível que o principal caminho para as drogas ilícitas são as lícitas.
   Ademais, do meu ponto de vista, isso não está apenas na ausência de informação, nem nas relações interpessoais e tão pouco na carência de disposição para o emprego, e sim (falando do lugar onde vivo) em investimento, competência e vontade para o bom uso do ECA e na inexistência de uma indústria e/ou projetos socioeducativos de qualificação que possibilite ao jovem o trabalho, desde o funcionário aprendiz ao qualificado. Já dizem os populares: “mente vazia, é escola para o demônio”. Na angústia pela falta de oportunidade, “o jovem” acaba optando por substâncias que dão a falsa sensação de que mesmo com tudo isso há satisfação, já que o sistema nervoso central é alterado com o uso de drogas.
   O problema das drogas deve ser visto como uma questão de saúde pública. Assim, investir em educação, priorizar a saúde (incluindo palestras temáticas), o uso correto do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e o desenvolvimento de projetos socioeducativos para que assim possibilite a qualificação do jovem para o mercado de trabalho são, portanto, caminhos para a construção de uma Pintadas mais justa e igualitária, livre desse bonde chamado drogas.

Aluna: Fabiane Carneiro


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Participação dos alunos do Colégio Normal de Pintadas na IV Jornada de Foguetes no Rio de Janeiro

   
       Os alunos Melquisedeque, Juliana Neves, Jônatas e Edinan, e todos do 3° ano A, com o auxilio do professor João Oliveira Rios e a vice-diretora Jacinete Epifânio, representaram o Colégio Normal de Pintadas na IV Jornada de Foguetes em Barra do Piraí no Rio de Janeiro, durante os dias 18 a 21 de Outubro. Evento este, organizado  anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). É bom lembrar que este Colégio foi o único a representar a Bahia.
      Os estudantes foram contemplados em 4° lugar na apresentação do projeto e em 12° lugar no lançamento de foguete. Neste evento, eles participaram de  palestras, seminários e, principalmente, interagiram com jovens de outras cidades ou estados, compartilhando ideias, adquirindo informações, retornando assim,  com uma bagagem repleta de novos conhecimentos.
      PARABÉNS a todos os alunos, aos professores e aos pais que apoiaram este maravilhoso projeto.
      Agradecemos a Profª Enir Barreto, superintendente da Supav, e toda a equipe da Secretária de Educação (Sec) que contribuiu pra que essa experiência fosse possível.






























Apresentação de Juliana Neves, Edinan, Melquisedeque,  Jônatas junto com o professor João Oliveira Rios.























Importante.

BOM DIA!

      Caros alunos, vocês já visitaram o site Guia do estudante?
     Caso não tenham acessado, visitem, pois o mesmo contém uma série de informações para você que é vestibulando. Através dessa ferramenta você pode encontrar testes vocacionais, dados sobre seu curso, conteúdos de todas as disciplinas, além de manter lhe sempre  informado de todos os cronogramas das faculdades, etc.
     O guia do estudante posta videos diariamente e provas para que o aluno desenvolva, ainda mais as suas habilidades curriculares.
      Visite e conheça este site, se gostar compartilhe!

http://guiadoestudante.abril.com.br/

Determinação.

A sua determinação será como o romper da aurora,
que vai consumindo a escuridão,
trazendo o sucesso de um novo dia.
A sua determinação o porá de pé na queda
e o fará avançar em busca do seu objetivo.
A vida chama por pessoas determinadas.
Lembre-se: nenhum sonho é tão grande que
não possa se tornar real...

O Colégio Normal dedica esta mensagem a todos seus ex-alunos e alunos que estão em busca de seus  objetivos, que almejam serem aprovados no curso de seus sonhos em uma faculdade.

Parabenizamos aos alunos que foram aprovados em 1ª fase da UFBA:
* Fabiane Carneiro- Nutrição
* Ludmila Coelho - Ciência Contábeis
* Cintia Mascarenhas - Nutrição
* Francine Gonçalves - Odontologia
* Annderson-  Engenharia Civil
* Ruberlânia Almeida- Direito
* Bianca Rios - Arquitetura e Urbanismo