sexta-feira, 27 de setembro de 2013

A Continuidade

Quando aproxima a conclusão do ensino médio vêm alívios, dúvidas, alegria e
muitas outras sensações de um momento único na nossa vida. Mudam-se as
relações de colegas para amigos e as amizades passam a ser mais raras e
mais adultas, sejam elas no cotidiano social ou no ambiente acadêmico.
Sobre o ambiente acadêmico cabe salientar a autoestima que se adquiriu até
aqui para alcançá-lo neste momento. E começa a bater a ansiedade por
vestibular, Enem e carreira. Afinal carreira profissional se começa quando entra
na faculdade e, portanto deve ser bem escolhida.
A alegria de ter chegado até o último ano do ensino médio se junta ao alívio de
ter “se livrado” da escola, porém traz com ela a insegurança e o medo de
arriscar, as dúvidas sobre o nível de cobrança e o estágio de preparo.
A profissão a ser seguida não pode ser tratada como obrigação do primeiro
vestibular ou da primeira matrícula. Na carreira de engenharia pode se
enumerar três fatos importantes na hora da decisão de qual profissão seguir: a)
os estudantes saem cada dia mais jovens do ensino médio e
consequentemente entram cada dia mais jovem na faculdade, não tendo
maturidade e conhecimento suficiente de mercado (no caso de um pequeno
centro urbano, como Pintadas, torna mais efetivo pois há pouca convivência
com a maioria das profissões em seus diversos ramos, como a engenharia); b)
há um investimento muito alto para cursar uma faculdade (mensalidades, se for
o caso, e estadia na cidade de estudo), portanto não deve ser levado em conta
o status quando for escolher qual profissão seguir; c) existe uma diferença
considerável entre o último ano do ensino médio e o primeiro semestre da
faculdade em termos de assunto e cobrança, especificamente na área de
engenharia que se depara com as dificuldades de base em disciplinas como
matemática e física, o que significa disposição para estudar mais nos primeiros
semestres da faculdade.
O momento certo para buscar é agora: com muito conteúdo adquirido
recentemente, juventude que permitem ser criativos, vontade para mudar o
ambiente que vivem, fascínio pelas profissões, bom momento econômico do
país, grande disponibilidade de vaga e fácil acesso ao ensino superior.
Sucessos nas escolhas!


Claudenir Rios de Oliveira 

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Viagem Cultural a Canudos na IX Semana do Estudante



       No dia 10 de agosto de 2013, os alunos da 3ª Série A, B, C e D do Ensino Médio do Colégio Estadual Normal de Pintadas, acompanhados dos professores Manoel de Jesus, Edeniz Santos e Cosme  de Jesus, tiveram a oportunidade de fazer uma viagem cultural para conhecer alguns locais históricos, a saber: o Parque Estadual de Canudos – Palco da Guerra; as ruínas da Igreja da 2ª Canudos – dentro do açude de Cocorobó, cujas águas inundaram a velha Canudos e o Memorial Antônio Conselheiro – Museu Arqueológico, localizado na atual cidade de Canudos.
     Caracterizando-se como uma verdadeira pesquisa de campo, a viagem, permitiu aos discentes uma maior aproximação com assuntos discutidos desde o início do ano letivo pelos professores de História e Literatura sobre a sangrenta Guerra de Canudos, um dos mais violentos conflitos da história brasileira e o Pré-Modernismo, com ênfase na análise de fragmentos do livro Os Sertões (1902) de Euclides da Cunha.
     A visita ao Parque Estadual de Canudos, local preservado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, possibilitou aos estudantes um real conhecimento dos dramas vividos pelo sertanejo, pois puderam contemplar o retrato fiel de uma região duramente castigada pela seca, ficando assim claramente compreendida a abordagem descritiva que o escritor Euclides da Cunha faz em Os Sertões.

     Destarte, foi espetacular notar a curiosidade dos alunos, fazendo questionamentos ao guia turístico, lendo informações expostas no museu, dialogando com colegas e professores, fazendo anotações e filmagens. Tudo isso, com certeza, contribuiu significativamente para aprofundar, ampliar e solidificar conhecimentos de forma prática, dialógica, atrativa e prazerosa.

Profº. Cosme  de Jesus Araújo ( Profº. de Língua Portuguesa do CENP )

 Foto: Cosme de Jesus

Foto: Cosme de Jesus

Foto: Cosme de Jesus

Foto: Cosme de Jesus

Foto: Cosme de Jesus

Foto: Cosme de Jesus

Foto: Cosme de Jesus

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

O COLÉGIO ESTADUAL NORMAL DE PINTADAS PARTICIPA DA VIII OLIMPÍADA BAIANA DE QUÍMICA


As provas da OBAQ 2013 foram aplicadas no dia 03 de agosto de 2013, no horário das 14 h. Olimpíada Baiana de Química – OBAQ um evento do Programa Nacional Olimpíadas de Química, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e uma atividade de extensão do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia.  A OBAQ tem o apoio da Fapesb, FIEB, Cofic, Brasilgás, Braskem, Dow, Fundação CefetBahia e do CRQ VII. O Colégio Estadual Normal de Pintadas cuja missão é “tornar o educando construtor de sua história e agente transformador do meio em que vive” busca através desse projeto encarar o desafio de melhorar o aprendizado de Química na escola, motivar a participação dos estudantes em olimpíadas municipais e regionais de Química e estimular o apoio moral e financeiro da comunidade local, do comércio, entidades e ONGs para o sucesso dos estudantes na Olimpíada Baiana de Química/2013.
Assim, o projeto O Normal nas Olimpíadas entende o estudante como um agente transformador do seu meio e que o conhecimento da Química vai auxiliá-lo no processo de intervenção e transformação dos recursos da natureza, bem como prepará-lo para o uso consciente e responsável dos mesmos.

            Profº. Jailton Fernandes (Profº. de Química do CENP).

Fiscais: Profª. Telma Gonçalves e  Profª. Cleuza Mendes, Profº. Jailton Fernandes,

O profº. Jailton e estudantes que fizeram a prova
Estudantes fazendo a prova

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

PROJETO CUIDANDO DA ESCOLA







CUIDADOS COM A ESCOLA


As ações de revitalização da horta e jardins do Colégio Estadual Normal de Pintadas faz parte do projeto “Cuidando da Escola”. A horta vem funcionando como um laboratório experimental para o plantio de hortaliças, como alface, cenoura, quiabo, coentro, beterraba, rúcula, tomate, cebolinha, bem como o estudo do valor nutricional desses vegetais, da importância que a terra representa para a vida das pessoas e como o uso de espaço apropriado para o cultivo contribui para o resultado do trabalho.
As atividades estão sendo desenvolvidas principalmente pela disciplina de Química, com cooperação especial dos estudantes. O professor pode utilizar dez ou vinte minutos da aula, uma ou duas vezes por semana, onde cada turma inicia o preparo dos canteiros e plantio.
Na prática, o espaço da horta foi dividido em canteiros, onde cada turma assumiu um e cuida. O coentro e cebolinha produzidos já foram utilizados na merenda escolar (sopa, farofa, ensopado) e as hortaliças também podem ser utilizadas pelos estudantes, professores e demais servidores da Unidade Escolar. Não estão sendo usados venenos ou agroquímicos para combater pragas ou ervas daninha.
. O controle está sendo biológico e manual.
O canteiro de flores ao lado da biblioteca da escola, também foi uma atividade desenvolvida pelos estudantes e que contribui para embelezar mais o ambiente interno da escola.
Espero com essa iniciativa, possa incentivar a criação de projetos de hortas nas escolas municipais e estaduais, como uma forma de ensino cooperativo, interativo e com produção local diversificada, ambientalmente correta, mais sustentável e como forma de valorizar a agricultura familiar, onde os estudantes possam por em prática conhecimentos da química, biologia, geografia e outras disciplinas envolvidas.
Espero poder contar com uma maior participação dos pais, professores e toda a comunidade, para que o projeto possa se estender, inclusive no período de recesso escolar.
A escola poderá abrir as portas para o desenvolvimento de atividades não só de horta, como de música, dança, pintura, culinária.


Profº Jailton Fernandes (Profº de Química do CENP)









Aniversário da emancipação política de Pintadas




                   Foto: Delman Mota.



O Colégio Estadual Normal de Pintadas participou no dia 09 de maio de 2013 do Desfile Cultural em comemoração ao 28º aniversário do município. Também realizou nos dias 09 e 10 do mesmo mês um torneio de futsal masculino e feminino que contou com a participação de várias equipes.
Durante a programação, os estudantes, além de comemorarem a emancipação política da cidade, reconheceram a importância dos eventos esportivos desenvolvidos pela Unidade Escolar.



                 Foto: Delman Mota - Alunas do Colégio Estadual Normal de Pintadas

                Foto: Delman Mota

                   Foto: Delman Mota - Alunas do Colégio Estadual Normal de Pintadas


quarta-feira, 26 de junho de 2013

ARRAIÁ DO NORMÁ



No dia 21 de junho, na Praça Manoel Pantaleão de Almeida, o Colégio Estadual Normal de Pintadas promoveu o 8º “Arraiá do Normá” com o tema “Cultura Nordestina” o qual contou com a participação de pais, estudantes, professores, direção, funcionários e comunidade em geral.
O projeto teve como objetivo conhecer, incorporar e preservar os saberes culturais da região Nordeste.
Num ambiente alegre e descontraído, a festa foi animada pela brilhante banda “Misturaí”, formada por alunos e ex-alunos da Unidade Escolar.  Houve barracas com comidas e bebidas típicas, concurso de quadrilhas com bonitos trajes a rigor, desfile de Rainha do Milho, desafios entre duplas repentistas, quadrilha maluca e muito forró.
Valorizamos e percebemos a linguagem nordestina enquanto instrumento de interação e expressão cultural bem como demonstramos a importância dessas manifestações, desenvolvendo atitudes de respeito e solidariedade com a cultura nordestina.
            Agradecemos a todos os participantes e colaboradores, em especial a Prefeitura Municipal de Pintadas, que tornaram possível a realização desse grandioso evento.
            Esperamos repetir o mesmo sucesso no Arraiá do próximo ano. Valeu!

                                          DESFILE DA RAINHA DO MILHO

                                1º LUGAR RAINHA DO MILHO – JAMILE SILVA (1ºB)

                               QUADRILHA VENCEDORA – PEGADA NORDESTINA  



                                                  CONCURSO DE QUADRILHAS
 

                                 VENCEDORAS DO REPENTE (ALUNAS DO 1ºA)


                                      1º LUGAR CASAL CAIPIRA (JECILANDIA E FABRICIO)


                             1º LUGAR – BARRACA “OXENTE MAINHA, VIXE PAINHO”








                                                       EX-ALUNAS (BIANCA E FABIANE)




terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Passeio ecológico na Comunidade Mateus

       O professor Jailton Fernandes junto com os alunos do 3° D, realizaram no dia 14 de Novembro de 2012 um passeio ecológico na  Comunidade Mateus no município de Pintadas-BA.       No intuito de conhecer mais sobre o bioma onde vivem, os alunos do 3° D se deslocaram de bicicleta até a zona rural. Foi uma experiência maravilhosa, pois conheceram as características do solo, clima,  fauna e flora da Caatinga. Esta, possui um solo raso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica, já que a decomposição desta matéria é prejudicada pelo calor e a luminosidade, intensos durante o ano. Fragmentos de rochas são frequentes na superfície, o que dá ao solo um aspecto pedregoso e o impede de armazenar a água que cai no período das chuvas. Além disso, a caatinga adquire uma vegetação xerófila, com forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas. Os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação), enquanto que as raízes profundas absorvem água para se preservar durante o grande período de estiagem.   Durante esse passeio os alunos foram contemplados com a participação de um habitante local, Gerson Carneiro, junto com o professor Jailton, explicando-lhes sobre o território e as dificuldades enfrentadas pela comunidade, no período da seca,  como contornam  os problemas de alimentação e água para os animais mediante aos problemas climáticos.

"O maior objetivo do evento é alertar as pessoas sobre a importância da preservação do bioma Caatinga e a necessidade de reflorestar áreas criticamente degradadas."
Professor Jailton Fernandes.


"O passeio ciclístico foi um sucesso! Além de fazer exercício físico, respeitar o meio ambiente e é um meio sustentável. Foi uma experiência única e agradável, pois o ar livre da caatinga nos liberta da agitação da cidade e faz com que nos envolvamos com os sons dos passarinhos e animais residentes desse espaço..."
                                                                                                          Odielle A. Oliveira

"É de extrema relevância esses eventos, pois além da integração do ser humano com o meio ambiente e a diversão em grupo, há o objetivo maior que é a conscientização para que as pessoas reconheçam que reservas como essas são essenciais para a própria subsistência humana."
                                                                                                          Fabiane Carneiro

"O passeio ciclístico foi de grande importância para nós, alunos do Colégio Normal de Pintadas, pois serviu de alerta para as pessoas aprenderem mais a preservar a natureza. Além do que vimos lá como: plantas nativas, árvores pequenas e grandes que servem de abrigo para os animais e que são úteis ao homem, há um riacho com mata ciliar, a qual protege o solo, a água e ainda serve para os animais se abrigarem. Uma outra experiência importante foi fazer a visita usando o meio de transporte, a bicicleta que além do divertimento serviu para exercitar o corpo, trazendo assim, benefícios para a saúde."
                                                                                                          Amanda Oliveira

"Gostei muito da iniciativa do professor Jailton de realizar uma atividade ecológica de extrema importância para alertar as pessoas da relevância da caatinga para subsistência de todos nós, além de praticarmos atividade física e nos divertirmos muito nesse passeio ciclístico."
                                                                                              Adriele Rocha S. Rios






(caatinga)




(planta nativa: gravatá)















(planta nativa- ipê roxo)