terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Passeio ecológico na Comunidade Mateus

       O professor Jailton Fernandes junto com os alunos do 3° D, realizaram no dia 14 de Novembro de 2012 um passeio ecológico na  Comunidade Mateus no município de Pintadas-BA.       No intuito de conhecer mais sobre o bioma onde vivem, os alunos do 3° D se deslocaram de bicicleta até a zona rural. Foi uma experiência maravilhosa, pois conheceram as características do solo, clima,  fauna e flora da Caatinga. Esta, possui um solo raso, rico em minerais, mas pobre em matéria orgânica, já que a decomposição desta matéria é prejudicada pelo calor e a luminosidade, intensos durante o ano. Fragmentos de rochas são frequentes na superfície, o que dá ao solo um aspecto pedregoso e o impede de armazenar a água que cai no período das chuvas. Além disso, a caatinga adquire uma vegetação xerófila, com forte presença de arbustos com galhos retorcidos e com raízes profundas. Os arbustos costumam perder, quase que totalmente, as folhas em épocas de seca (propriedade usada para evitar a perda de água por evaporação), enquanto que as raízes profundas absorvem água para se preservar durante o grande período de estiagem.   Durante esse passeio os alunos foram contemplados com a participação de um habitante local, Gerson Carneiro, junto com o professor Jailton, explicando-lhes sobre o território e as dificuldades enfrentadas pela comunidade, no período da seca,  como contornam  os problemas de alimentação e água para os animais mediante aos problemas climáticos.

"O maior objetivo do evento é alertar as pessoas sobre a importância da preservação do bioma Caatinga e a necessidade de reflorestar áreas criticamente degradadas."
Professor Jailton Fernandes.


"O passeio ciclístico foi um sucesso! Além de fazer exercício físico, respeitar o meio ambiente e é um meio sustentável. Foi uma experiência única e agradável, pois o ar livre da caatinga nos liberta da agitação da cidade e faz com que nos envolvamos com os sons dos passarinhos e animais residentes desse espaço..."
                                                                                                          Odielle A. Oliveira

"É de extrema relevância esses eventos, pois além da integração do ser humano com o meio ambiente e a diversão em grupo, há o objetivo maior que é a conscientização para que as pessoas reconheçam que reservas como essas são essenciais para a própria subsistência humana."
                                                                                                          Fabiane Carneiro

"O passeio ciclístico foi de grande importância para nós, alunos do Colégio Normal de Pintadas, pois serviu de alerta para as pessoas aprenderem mais a preservar a natureza. Além do que vimos lá como: plantas nativas, árvores pequenas e grandes que servem de abrigo para os animais e que são úteis ao homem, há um riacho com mata ciliar, a qual protege o solo, a água e ainda serve para os animais se abrigarem. Uma outra experiência importante foi fazer a visita usando o meio de transporte, a bicicleta que além do divertimento serviu para exercitar o corpo, trazendo assim, benefícios para a saúde."
                                                                                                          Amanda Oliveira

"Gostei muito da iniciativa do professor Jailton de realizar uma atividade ecológica de extrema importância para alertar as pessoas da relevância da caatinga para subsistência de todos nós, além de praticarmos atividade física e nos divertirmos muito nesse passeio ciclístico."
                                                                                              Adriele Rocha S. Rios






(caatinga)




(planta nativa: gravatá)















(planta nativa- ipê roxo)



















































segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Artigo: " Não precisamos de educação"

            


           O lugar onde vivo se chama Mairi, tem cerca de 20.000 habitantes, uma cidade surgida sobre um monte, um município pequeno, no interior da Bahia. Nós habitantes, ficamos chocados por uma declaração feita por um candidato à prefeitura, ele disse que, "o povo não precisa mais de educação, mas sim de emprego".
           Esta declaração trouxe uma discussão: nossos governantes estão realmente preocupados com a educação da população?
          Segundo dados do Ideb ( Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), uma escola mairiense alcançou a terceira posição no estado com a nota de 3,9, isso é louvável, porém ainda não se compara a média nacional e muito menos a de países desenvolvidos.
          Está claro que nem todos tem emprego e que há uma grande necessidade em criá-los, mas deixar de investir e aperfeiçoar a educação só tornará os cidadãos incapacitados para empregos que, hoje em dia cobram além.
        Outro ponto importante, é o valor dado aos professores, sem estímulos eles não trabalham como deveriam, criam greves que prejudicam os estudantes e consequentemente, interfere no desenvolvimento dos alunos.
         Além disso, a educação é um direito essencial, garantido em lei e é um dever dos governantes, torná-lo possível, acessível e de qualidade a qualquer um. O governo diz que não é apenas dever dele, mas também da família, que é responsável pela educação moral e a antecessora a das salas de aula, contudo a responsabilidade de construir escolas, remunerar devidamente funcionários é exclusiva do governo, a qual não está sendo cumprida com êxito.
         A valorização da educação  é fundamental, penso que, os profissionais desta área trabalhariam melhor, com  melhores salários e recursos, isso aumentaria o nível de aprendizagem dos alunos, pois são eles, as principais vítimas do não comprometimento por parte dos representantes de nossa cidade.
         Assim, teremos bons resultados e uma educação cada vez melhor, porque ela é a base de qualquer ser humano e de uma sociedade brilhante.
  



                                                  Aluno: Ícaro Santana.